Eleição da Chefia do Departamento Carta da Chapa Única

Publicado 27/08/2021 às 10h13

Aos colegas docentes, técnicos-administrativos e estudantes vinculados ao Departamento de Psicologia (CPS),

À direção do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional e aos colegas (ESR) em geral,

Como estão? Esperamos que estejam bem de saúde. Reconhecemos a triste complexidade pandêmica e política do momento que atravessamos em diversos âmbitos da sociedade brasileira e que atinge de forma cruel os mais necessitados. Desejamos dias melhores e tentaremos colaborar para que isso se realize.

Hoje, 27 de agosto, dia da(o)s psicóloga(o)s, nós, professores do Departamento de Psicologia (CPS) de Campos dos Goytacazes, apresentamos, aqui, a nossa candidatura para os cargos de Chefe, professor Fausto Calaça, e Subchefe, professora Lurdes Perez Oberg, cuja votação se realizará nos dias 30 e 31 de agosto de 2021.

Novidades e desafios definem nosso futuro próximo: momento de retorno ao ensino presencial; de ocupação de novos espaços físicos; de eleição, também, para a coordenação de curso; dentre outros.

Compreendemos a importância de uma gestão pautada na escuta, no diálogo e na construção coletiva de propostas e decisões, reconhecendo que posicionamentos ético-políticos são necessários; entendendo que as diferenças são essenciais para a vida coletiva.

Além das responsabilidades burocráticas e técnicas que caracterizam a rotina da gestão departamental, constatamos que juntos devemos ampliar espaços para pautas a respeito da nossa sobrecarga de trabalho, visando fazer valer o tripé ensino-pesquisa-extensão. Identificamos, ainda, a necessidade de consolidar nossa articulação com os diferentes setores que envolvem as atividades docentes na UFF de Campos, em especial, os Colegiados de Unidade e de Curso, o NDE, dentre outras instâncias. Propomos um projeto de trabalho docente que valoriza a interiorização da universidade pública e a luta por uma educação gratuita e de qualidade. Nessa direção, sinalizamos atenção às demandas do território de Campos dos Goytacazes e suas diversas problemáticas.

Assim, ao sustentarmos uma psicologia plural e sua diversidade de discursos construídos historicamente na realidade brasileira, assumimos nossa posição favorável às políticas públicas, às questões de gênero, raça e classe, dentre outros temas relevantes a serem debatidos.

Na ocasião, agradecemos aos colegas que já atuaram na Chefia do nosso departamento pelo trabalho e conquistas. Contamos com o apoio e experiência dos colegas!

Abraços afetuosos!
Fausto e Lurdes