Curso de Psicologia de Campos dos Goytacazes

Promoção da integração do curso de psicologia da UFF – Campos e da visibilidade da universidade pública nos espaços virtuais

Vinculado à Luiz Gustavo Silva Souza

Com base em referências da psicologia social sociológica e da psicologia de grupos, este projeto de extensão tem o objetivo de promover a integração do Curso de Psicologia da UFF-Campos e a visibilidade da Universidade Pública nos espaços virtuais. O contexto sócio-político atual, no Brasil, apresenta crescente adesão a representações sociais, normas e valores contrários às universidades públicas e ao papel sócio-cultural que elas têm exercido. Nesse contexto, os espaços virtuais têm se tornado arenas públicas cada vez mais importantes no que diz respeito aos processos de influência social, ideologia e poder. Torna-se de fundamental importância que a universidade pública, e aqui especificamente o Curso de Psicologia da UFF-Campos, ocupe espaços virtuais e promova a visibilidade de suas ações. Tal objetivo é de maior relevância ainda tendo em vista a utilização maciça dos espaços virtuais ocasionada pela pandemia de COVID-19. No que diz respeito aos processos grupais internos ao Curso de Psicologia, o projeto objetiva facilitar a comunicação e, com isso, promover os vetores grupais de filiação, pertencimento, cooperação, aprendizagem e tele. O método do projeto se constitui da criação e atualização de espaços virtuais do Curso de Psicologia (site, redes sociais). O público-alvo direto interno é composto pelos discentes, técnicos e docentes vinculados ao Curso de Psicologia e aos demais cursos da UFF-Campos. O público-alvo direto externo é composto pelos habitantes de Campos dos Goytacazes e da região do Norte Fluminense, para quem as informações sobre o Curso de Psicologia da UFF Campos podem ser especialmente relevantes. O público-alvo indireto é global tendo em vista que o método do projeto é baseado na internet.

É possível, para os discentes, ingressar durante o período de atividades remotas? Não