Neuropsicologia, Estimulação Cognitiva e Reabilitação Neuropsicológica

Vinculado à Cecília Souza Oliveira

Embora as discussões teóricas e práticas da neuropsicologia estejam bem estabelecidas mundialmente, verifica-se que nos Brasil este processo ainda necessita de mais arcabouço teórico e prático, conforme o perfil cognitivo da nossa população, bem como suas características sociais, econômicas e cuturais. Apesar do avanço e do número crescente de publicações científicas nacionais nesta área, observa-se que há vários pontos que mereçam ser discutidos a fim de que se estabeleçam critérios válidos e confiáveis dos métodos neuropsicológicos utilizados. Os objetivos do grupo de estudos incluem: realizar levantamentos das produções bibliográficas de neuropsicologia, da estimulação cognitiva e da reabilitação neuropsicológica no Brasil e no mundo, discutir o perfil neuropsicológico de indivíduos com diversas situações clínicas que poderiam levar a prejuízos cognitivos, discutir sobre as avaliações neuropsicológicas em diversas faixas etárias investigando os aspectos da inteligência, memória, atenção, percepção, funções executivas e tarefas dependentes da linguagem, discutir planos de estimulação cognitiva conforme o público atendido.

É possível, para os discentes, ingressar durante o período de atividades remotas? Sim

Há pré-requisitos que os discentes devem atender para ingressar no grupo? Se sim, quais? Como ingressar? O grupo de estudos é aberto para todos(as) os(as) alunos(as) e ex alunos(as) da Universidade Federal Fluminense – Campus Campos dos Goytacazes. Caso tenha interesse, enviar email para ceciliasouzaoliveira@id.uff.br e pedir a inclusão no grupo do WhatsApp no qual são compartilhados os textos e os links de acesso remoto. Ocorre todas as sextas feiras, às 14:00.