Psicologia do Esporte e do Exercício

Vinculado à Erick Conde

O programa de estágio em Psicologia do Esporte e do Exercício, da Universidade Federal Fluminense, é oferecido para discentes regularmente matriculados no curso de Psicologia da UFF – Campos. O serviço entrou em vigor em 2017, tendo como objetivos principais: 1) favorecer a formação e a qualificação de futuros profissionais de psicologia para atuação nos contextos do esporte e do exercício; 2) oferecer o serviço de psicologia a entidades esportivas 3) oferecer serviços de Psicologia do Esporte à população (atletas ou praticantes de atividade física), seja para fins de competição, lazer, socialização e/ou reabilitação.

Local das supervisões: ESR – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, departamento de Psicologia, Campos dos Goytacazes.

O serviço é realizado por discentes do curso de Psicologia, sob orientação do professor Dr. Erick F. Quintas Conde.

2. SERVIÇOS OFERECIDOS

2.1 Assessoria individual a atletas e praticantes de atividade física

Para essa população, o serviço poderá ser destinado à melhoria do rendimento, complemento à reabilitação (física e mental) e retorno às atividades esportivas; suporte à iniciação esportiva; avaliação de estados e habilidades psicológicas; elaboração de laudos e psicodiagnóstico esportivo; assessoria individual, acompanhamento de treinos e jogos; atendimentos individuais e/ou com grupos, contato interdisciplinar com equipe técnica, intervenções diversas, treinamento de habilidades psicológicas (regulação emocional, gestão do estresse, atenção, concentração, percepção, entre outras).

2.2 Assessoria a entidades esportivas, educacionais, de saúde e reabilitação

Poderão se beneficiar desse serviço, as instituições que possuem convênio de estágio com a Universidade Federal Fluminense e que atendam às exigências institucionais previstas (http://www.uff.br/?q=grupo/estagios). Atualmente, configuram-se como principais centros de inserção de estagiários, o Instituto Federal Fluminense (IFF/Campos) e a Fundação Municipal de Esportes de Campos dos Goytacazes. Com equipes, além das atividades relatadas no item 2.1, estão previstas atividades com equipes, sejam para avaliar questões e demandas do grupo, como para potencializar habilidades sociais, facilitar relações interpessoais, desenvolver empatia, integração, coesão, união, liderança, entre outros processos psicossociais.

2.2 Esporte, lazer e desenvolvimento Psicossocial

Realização de ações públicas de mobilização, desenvolvimento humano e integração social através do esporte e do exercício

3. DAS CONDIÇÕES

O estágio em Psicologia do Esporte e do Exercício é geralmente desenvolvido no ambiente de treinamento esportivo, quando possibilita espaço adequado para atendimentos e/ou trabalhos com grupos. O trabalho pode acontecer em salas, quadras, arquibancadas ou outro ambiente que esteja em condições de propiciar o desenvolvimento das atividades planejadas sem intercorrências. A avaliação destas adequações pode ser verificada em parceria com o(a) estagiário(a). Atividades realizadas fora do município de Campos dos Goytacazes (como acompanhamento de competições, treinos e atendimentos presenciais) devem ser viabilizadas pela instituição ou atleta beneficiário do serviço, dispondo o transporte do(a) estagiário(a) e local para atendimento (quando necessário).