Curso de Psicologia de Campos dos Goytacazes

Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica de Idosos

Vinculado à Micheline Roat Bastianello

O Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica de Idosos visa:

1) Oportunizar aos estagiários experiências teórico-práticas que resultem no desenvolvimento das competências necessárias para a realização do processo de Avaliação Psicológica (AP) em Idosos, bem como para uma atuação autônoma e responsável; 2) Capacitar para o planejamento e execução da AP de idosos, com acolhimento dos pacientes, atenção e observação dos preceitos éticos em cada etapa do processo; 3) Possibilitar o aprendizado prático da análise da demanda por AP, da escolha dos instrumentos e técnicas condizentes com o que se pretende avaliar, bem como oferecer treinamento das habilidades de observar, entrevistar e aplicar materiais pertinentes; 4) Desenvolver a capacidade de integrar as informações obtidas por diferentes fontes, que resultará na confecção do laudo psicológico a ser apresentado e discutido na entrevista devolutiva com o paciente; 5) Desenvolver o raciocínio clínico para a integração dos conhecimentos advindos de diferentes disciplinas e, ao mesmo tempo, o olhar cuidadoso às especificidades do paciente.

O local de realização do projeto de estágio é o Serviço de Geriatria/Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI/PIGG) do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense/Niterói – RJ.

Há pré-requisitos que os discentes devem atender para ingressar no estágio? Se sim, quais? Como ingressar? Sim, ter cursado e ter sido aprovado nas disciplinas Avaliação Psicológica I e II. Ingresso mediante seleção.