Da comunidade rural à universidade: o interesse de jovens rurais pela comunidade acadêmica

Vinculado à Lurdes Perez Oberg

Seu objetivo geral é aproximar os (as) jovens moradores de uma área rural do território de Campos dos Goytacazes, da comunidade acadêmica e propiciar aos mesmos o viver comunitário nesse universo. Considera-se a emergência da pandemia COVID-19 e as possibilidades de contatos via telefonia celular ou on-line com os (as) jovens. Analisa-se as questões que poderão emergir a partir desse novo acontecimento. Acrescenta-se, ainda, apresentá-los às distintas propostas existentes nos cursos de graduação e suas respectivas temáticas de relevância na atualidade brasileira. Pode-se destacar dentre algumas delas a agricultura familiar, a economia solidária, a educação popular, a saúde mental, o racismo estrutural, etc. Salienta-se a relevância acadêmica e social de facilitar o acesso de jovens rurais a uma universidade pública gratuita e de qualidade, acolhendo o protagonismo social entre os (as) jovens universitários e (as) os jovens rurais. Prioriza-se, ainda, o conhecimento e a possibilidade de engajamento à política pública que respalda o conhecimento que esteja sendo compartilhado naquele momento no projeto. Valoriza-se uma metodologia dialogada e interdisciplinar, propiciando espaços de participação, diante de assuntos complexos na realidade brasileira. A Psicologia Social Comunitária a partir de um referencial freireano oferece elementos conceituais importantes para o público a que se destina este projeto. Pretende-se, ainda, com este projeto dar visibilidade a realidade de jovens rurais, fortalecendo formas próprias de organização, tentando ir além da hierarquia rural-urbano.

É possível, para os discentes, ingressar durante o período de atividades remotas? Não

Há pré-requisitos que os discentes devem atender para ingressar no projeto? Se sim, quais? Como ingressar? Ter cursado Psicologia e Comunidade e participar do projeto de pesquisa “Intervenção Psicossocial em localidade rural”