Vinculado à Gisele A. Gouvêa Estácio
O presente Programa surge enquanto apoio às demandas nesta área específica, principalmente por ser o Envelhecer/Envelhecimento um tema de diminuta discussão, recheado por tabus, silenciamentos e exclusão. O envelhecer/envelhecimento, embora marcado por idiossincrasias, ainda representa, atualmente, apenas uma etapa do desenvolvimento humano determinado pela inutilidade legal e cultural do sujeito, mas muito mais que isso, reflete uma conquista, uma fase repleta de outras possibilidades através de uma ressignificação desta fase do desenvolvimento em detrimento a um estigma construído socialmente de um lugar “improdutivo”, uma indolência e/ou parasitismo, herdados de uma cultura voltada exclusivamente para valorização de corpos úteis, dóceis e produtivos. Neste período de vida existem transformações que colocam desafios a serem refletidos biopsicossocialmente e criticamente no sentido de buscar uma produção subjetiva que também vincule o processo de envelhecimento ao desejo, aos afetos, aos seus direitos, ao seu empoderamento pessoal e também à valorização das memórias e emoções da pessoa que se encontra nesta fase de sua vida.
É possível, para os discentes, ingressar durante o período de atividades remotas? Não
Há pré-requisitos que os discentes devem atender para ingressar no projeto? Se sim, quais? Como ingressar? A partir da participação na UNITI, por diversificadas maneiras: Bolsa PROAES, Bolsa PROEX, Estágio Supervisionado, Voluntariado via edital.