Curso de Psicologia de Campos dos Goytacazes

Memórias

A Fundação do Curso de Psicologia da UFF Campos

Em 2021, o Curso de Psicologia da UFF Campos comemora 10 anos de formação de profissionais de psicologia. Este texto fala sobre os momentos iniciais dessa história.

Beatriz Carneiro Lopes, Helena Boaventura Friaça Rodrigues, Yasmin Souza Costa
Integrantes do Projeto de Extensão Integração e Visibilidade
24 de novembro de 2021

Resgatar as memórias do período inicial do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, UFF Campos, nos ajuda, a todos nós envolvidos direta ou indiretamente com o Curso, a nos orientarmos, apropriarmo-nos de nossa história, saber de onde viemos e para onde vamos. O presente texto foi formulado a partir de entrevistas com algumas(uns) d@s docentes que estão ligad@s ao Curso desde os momentos em que começou a receber alun@s, nos anos de 2011 e 2012, Elizabeth Elias Chacur Juliboni, Germano Quintanilha Costa, Bruna Pinto Martins Brito e Cecília Souza Oliveira.

Essa trajetória teve início em 2008, com a psicanalista e então professora do Curso de Serviço Social, Elizabeth Juliboni que, em conjunto com a pedagoga Lúcia Bastos, participou de um extenso projeto para expandir o campus da UFF e abrigar outros cursos. O campus, até então, contava apenas com o Curso de Serviço Social. O Curso de Psicologia foi formalmente criado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense, por meio da Decisão N. 076, de 26 de novembro de 2009. O Curso recebeu sua primeira turma em 2011, quando começou então efetivamente a formar psicólog@s. Estamos, neste ano de 2021, comemorando os 10 anos dessa importante inauguração.

A UFF foi a terceira instituição de ensino superior a fundar um curso de Psicologia na cidade de Campos dos Goytacazes. Dentre os três cursos existentes hoje, é o único ofertado por uma universidade pública. Atualmente, no contexto da UFF Campos, o Curso de Psicologia é o que tem mais alunos ingressantes, que mais se formam, que apresenta menor evasão e maior tempo de formação. Esses resultados são reflexo da dedicação e contribuição de professoras(es), alun@s e técnic@s dedicad@s a garantir o acesso à ciência, além do compromisso ético com a sociedade e o ensino de qualidade.

A fundação do Curso desencadeou importantes contribuições para a cidade. Por se tratar de um curso gratuito e público oferecido por uma universidade reconhecida nacionalmente e com professores concursados, foi capaz de alcançar alun@s de todo o Norte Fluminense, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão que resultaram em produção de conhecimento e intervenções sociais.

O Curso foi fundado no bojo do REUNI, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, lançado em 2007 pelo Governo Federal. O REUNI expandiu as universidades públicas no Brasil e aumentou o número de alunos por docente, visando à ampliação ao acesso à educação superior. Então, muitos jovens, principalmente da cidade de Campos e região, que antes não tinham a possibilidade de ingressar em uma universidade de qualidade e pública, devido à escassez de vagas no município, tiveram a oportunidade de ingressar em um curso superior em sua própria região. A adesão da UFF ao REUNI viabilizou a expansão da universidade em vários campi no interior do estado do Rio de Janeiro, dentre os quais se encontra o campus de Campos dos Goytacazes.

Pouco depois do lançamento do REUNI, iniciaram-se os trabalhos administrativos necessários para a efetivação da interiorização da UFF e os projetos dos Cursos da UFF Campos foram elaborados. A professora Elizabeth Juliboni abraçou a oportunidade de fundar o Curso de Psicologia na UFF Campos e dedicou-se à elaboração de um Projeto Político Pedagógico para que o Curso pudesse ser implantado. A pedagoga Lúcia Bastos, por possuir o conhecimento necessário para a escrita, formatação e fundamentação teórica de um projeto desse tipo, assim como sobre as diretrizes e exigências do Ministério da Educação, desempenhou um trabalho importante na implementação dos cursos, auxiliando a profa. Elizabeth com o Projeto do Curso de Psicologia, bem como outros professores com seus respectivos cursos.

Em 2011, chegou a primeira turma e iniciaram-se as aulas. Na época, a professora Elizabeth, que assumira a Coordenação do Curso de Psicologia (e foi, então, sua primeira Coordenadora), escreveu um artigo para o jornal Folha da Manhã da cidade de Campos, comunicando sobre a fundação do Curso. O processo de ingresso ainda ocorria através de vestibulares, as(os) professoras(es) faziam as inscrições d@s alun@s manualmente e tinham a oportunidade de conhecê-l@s pessoalmente. O contato próximo de docentes, discentes e técnic@s permaneceu como marca forte e afetiva do funcionamento cotidiano do Curso.

Os impactos de uma universidade pública em um campus de interior também reverberam no próprio campo da Psicologia. @s alun@s que se formam pela universidade levam os conhecimentos obtidos para suas regiões, diversas cidades e estados do Brasil. A professora Bruna Pinto Martins Brito ressalta o papel político da Psicologia e a importância de @s profissionais assumirem um lugar que questione o especialismo e construa uma abordagem interdisciplinar que fortaleça o compromisso ético e social da profissão. Na área de saúde mental, por exemplo, a professora Bruna aponta que a inauguração do curso de Psicologia fomentou vários questionamentos das (e intervenções junto às) lógicas manicomiais que são constantemente reproduzidas nos espaços direcionados à saúde mental na cidade de Campos e região. A professora Bruna participou, por exemplo, da oferta de um curso de extensão gratuito para toda rede de saúde mental da região, o que resultou no maior reconhecimento da universidade, além da movimentação dos eventos que a UFF passou a promover em torno do tema. Essas atividades permitiram que os estudantes da UFF ocupassem cada vez mais espaços acadêmico-profissionais da saúde mental, passando muitas vezes de estagiários para supervisores de campo.

Até 2011, o corpo docente permanente do Curso era formado pela professora Elizabeth Juliboni (que foi a Coordenadora do Curso durante os três primeiros anos) e os professores Santiago Domingo Martinich Leal, Germano Quintanilha Costa, Leonardo Pinto de Almeida e Ricardo Salztrager. Nesses momentos iniciais do Curso, havia muito a ser pensado e feito e as tarefas eram divididas, tanto entre os professores efetivos como entre os substitutos, que participaram ativamente das reuniões e construção de alternativas para as dificuldades postas. Desde o início, ocorreu uma limitação de vagas para docentes, devido ao baixo investimento recebido pela universidade, trazendo muitas dificuldades à história do Curso em virtude do grande número de matérias obrigatórias e optativas, estágios e projetos ofertados. O Curso foi ofertado inicialmente por docentes alocados no Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade. Os Departamentos de História e Psicologia foram os últimos a serem criados na UFF Campos e hoje o Curso conta prioritariamente com a contribuição de professores lotados no Departamento de Psicologia.

Como aponta a professora Cecília Souza Oliveira, “O curso de Psicologia da UFF Campos é uma possibilidade de proporcionar saúde mental a toda uma região”. Uma universidade pública repercute em todo o tecido sociocultural da região em que se instala. Repercute também em suas dinâmicas políticas e econômicas, podendo constituir-se em um polo de efetivo desenvolvimento regional. A UFF Campos contribui para movimentar a cidade trazendo pessoas de cidades e estados diversos. As atividades de ensino, pesquisa e extensão que passam a ser realizadas na cidade viabilizam a ocupação de espaços sociopolíticos e promoção de transformação social. A cidade de Campos dos Goytacazes e região vivenciou esses efeitos na medida em que a UFF se estabeleceu na cidade, movimentando instituições e serviços públicos e privados, por meio dos estágios, projetos de pesquisa e de extensão, gerando novas práticas e novos modos de pensar. A professora Cecília afirma a importância de deixar um legado para os seus alunos e para a cidade de Campos dos Goytacazes.

Uma das conquistas históricas do Curso foi o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), essencial para a formação de profissionais de Psicologia, conquista consolidada um pouco mais adiante do período inicial tratado neste texto, no ano de 2014. O SPA se destaca como contribuição do Curso para a cidade e região, promovendo atendimentos psicológicos para a população em geral e grupos marginalizados e congregando projetos de estágio que atuam em diversos serviços externos à UFF Campos. Trata-se de um serviço gratuito, acessível e de alta qualidade, levando à sociedade serviços de atendimento psicológico que contam com a colaboração de várias(os) professoras(es) supervisoras(es) e de um número significativo de alun@s. Sobre as contribuições do Curso de Psicologia, a professora Elizabeth Juliboni afirma: “O impacto é bastante grande e vai continuar sendo, não só por abrir as portas para a alunos que talvez não possam ir para universidades pagas, mas principalmente pelo tipo de participação que a UFF tem na cidade de Campos e nas cidades vizinhas, através dos projetos de extensão, projetos de pesquisa, os nossos alunos estão em todos os lugares nos campos de estágios”. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, o Curso promoveu diversos projetos de estágio e de extensão que acolheram e acompanharam indivíduos e grupos, contribuindo para minorar os importantes impactos psicológicos da pandemia.

Para além da promoção de integração e visibilidade, o registro dos momentos iniciais da trajetória de construção do Curso localiza historicamente a ocupação de
espaços pela Psicologia e evidencia os impactos dessa construção nos dias atuais, tanto para a área quanto para uma cidade do interior. Discorrer sobre um percurso de conquistas e desafios nos permite compreender o passado para promover movimentos futuros. As repercussões não se findam em Campos, mas se encontram em vários outros lugares espalhados pelo Brasil. A UFF Campos ultrapassa as fronteiras regionais e estaduais, produzindo conhecimento e qualidade de vida para a sociedade brasileira.

Diante disso, embora o caminho até então trilhado tenha apresentado dificuldades, principalmente relacionadas aos déficits de recursos humanos e físicos, além dos constantes cortes de verbas e bolsas, o Curso de Psicologia e a UFF Campos (re)existem. Como afirmou o professor Germano Quintanilha Costa, “fazer a UFF acontecer mesmo com todas as carências já é uma vitória”. O professor analisa que “o ensino já é uma transformação social”, e reafirma a importância da transmissão de saberes, da garantia de acesso à educação e da participação ativa da sociedade na construção de conhecimento.

As entrevistas que embasam este texto foram realizadas no ano de 2021, durante a pandemia de Covid-19, e por isso foram realizadas de forma remota. Foram conduzidas por alunas do Projeto de Extensão Integração e Visibilidade (“Promoção da Integração do Curso de Psicologia da UFF-Campos e da Visibilidade da Universidade Pública nos Espaços Virtuais”), autoras deste texto. http://psicampos.sites.uff.br/atividades/acoes-de-extensao/promocao-da-integracao-do-curso-de-psicologia-da-uff-campos-e-da-visibilidade-da-universidade-publica-nos-espacos-virtuais/

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