Lucas Guilherme Fernandes | Psicólogo (UFF); Mestrando em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ. Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico no CAPS Infanto-Juvenil. Patrícia Durans | Psicóloga (UFF); Pós-graduanda em Micropolítica da gestão e trabalho em saúde (UFF) e Saúde Mental (FAMATH). Psicóloga clínica e supervisora Clínico Institucional na rede de Saúde Mental no eixo da Infância e Juventude Priscila Karen de Oliveira | Psicóloga (UFF) no Conselho Tutelar I e II pela Fundação Municipal da Infância e Juventude. Debatedoras | Prof. Dra. Bruna Brito e Prof. Dra. Bárbara Breder Marco Antônio Coutinho Jorge é psicanalista e médico psiquiatra, professor associado ao Instituto de Psicologia da UERJ. Diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro.
O Pré-Encontro Regional da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território será realizado pelo Departamento de Psicologia da UFF/ Campos dos Goytacazes, em parceria com movimentos sociais e com a presença de diferentes atores do Norte Fluminense – CPT, MNU, FRAB, IDANFF, MST, UENF, Coletivo Saravá – IFF, Conselho de igualdade Racial, CRP-RJ, Arquima, Asprim, entre outros.
O trabalho da psicologia em conjunto com essas populações é relativamente recente. Nossas práticas precisam se abrir para o diálogo e aprendizado com outras culturas, conhecimentos e visões de mundos. A descolonização da psicologia é um desafio que acompanha cada passo do trabalho junto a esses povos.
Para saber mais do Encontro Nacional: https://redearticulacao.wordpress.com/
Coordenação: Beatriz Corsino Perez, Luana da Silveira, Lurdes Oberg.
Programação:
9h às 13h – Mesa de convidados
Lucimara Pereira Muniz – CONAQ/ IDANNF
Wagner Nunes Firmino – ARQUIMA
Mateus da Silva Santos – MST
Noemia Magalhães – ASPRIM
Sana Gimenes – Secretária do Desenvolvimento Humano e Social
Evelyn Rebouças Gouvea – CRP-RJ
14h às 16h – Rodas de Conversa
16h às 18h – Plenária